EUA adiam teste de míssil intercontinental por tensões sobre Taiwan

Trending

EUA adiam teste de míssil intercontinental por tensões sobre Taiwan

 

Manobras já haviam sido adiadas em consequência da invasão da Ucrânia

Porto Velho, RO - O governo dos Estados Unidos adiou um teste que estava planejado há muito tempo do míssel balístico intercontinental Minuteman III, da Força Aérea dos EUA, para evitar que as tensões com a China piorem durante a demonstração de força de Pequim perto de Taiwan, afirmou o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (4).

A China decolou dezenas de aviões e disparou mísseis no Estreito de Taiwan nesta quinta-feira, um dia depois de a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, fazer uma visita à ilha autônoma. A China considera Taiwan parte do seu território e nunca renunciou ao uso de força para trazê-la ao seu controle.

A Força Aérea dos EUA havia planejado conduzir o teste esta semana, disse Kirby, mas o lançamento será remarcado para o futuro próximo, acrescentou, sem citar exatamente qual será a nova data.

“Enquanto a China executa exercícios militares desestabilizantes perto de Taiwan, os EUA estão demonstrando um comportamento de uma potência nuclear responsável ao reduzir os riscos de erros de cálculo e de percepção”, disse Kirby.

“Não acreditamos que é do nosso interesse, do interesse de Taiwan, do interesse da região, permitir que as tensões piorem ainda mais, e é por isso que um teste do Minuteman III ICBM marcado há muito tempo para esta semana foi adiado para o futuro próximo”, afirmou.

Em abril, o Exército dos EUA cancelou um teste do seu míssil balístico intercontinental Minuteman III. Aquele adiamento teve o objetivo de reduzir as tensões nucleares com a Rússia durante a guerra em andamento na Ucrânia.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem