Coreia do Sul quer ajudar Coreia do Norte em troca de desnuclearização

Trending

Coreia do Sul quer ajudar Coreia do Norte em troca de desnuclearização

 Anúncio foi feito pelo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol

Porto Velho, RO - O presidente sul-coreano anunciou hoje (15) que vai oferecer importante pacote de ajuda a Pyongyang em troca da desnuclearização, oferta que vem sendo desprezada pela Coreia do Norte.

Yoon Suk-yeol afirmou que a desnuclearização é "essencial" para a paz duradoura na península e explicou que a oferta inclui alimentos e energia, mas também melhorias em infraestrutura como portos, aeroportos e hospitais.

O plano "vai melhorar significativamente a economia da Coreia do Norte e o nível de vida do seu povo, por fases, se o Norte deixar de desenvolver o programa nuclear e se envolver num genuíno e substancial processo de desnuclearização", disse Yoon, em discurso pelo aniversário do fim do domínio colonial japonês, em 1945.

Na semana passada, Pyongyang ameaçou "erradicar" funcionários sul-coreanos, acusando Seul de estar por trás do surto de covid-19 no país.

Em julho, o líder norte-coreano Kim Jong-un disse estar "pronto a mobilizar" sua capacidade nuclear em caso de guerra com os Estados Unidos ou a Coreia do Sul.

Os peritos regionais afirmam que as hipóteses de Pyongyang aceitar a oferta apresentada no discurso inaugural de Yoon são escassas, uma vez que a Coreia do Norte, que investe grande parte do Produto Interno Bruto no programa de armamento, há muito deixou claro que não celebraria esse acordo.

A Coreia do Norte fez uma série recorde de testes de armas este ano, incluindo o lançamento de míssil balístico intercontinental de alcance total, o primeiro desde 2017.

Washington e Seul advertiram repetidamente, nos últimos meses, que a Coreia do Norte se prepara para realizar outro ensaio nuclear, que seria o sétimo de sua história.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem