Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc auxilia no suporte aos servidores no retorno às atividades presenciais

Trending

Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc auxilia no suporte aos servidores no retorno às atividades presenciais


A ação visa fortalecer o suporte aos Projetos de Ginástica Laboral e de Gerenciamento do Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho desenvolvidos em todo o Estado

Porto Velho, RO - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc vem realizando desde março atividades na área de saúde ocupacional em todas as 18 Coordenadorias Regionais de Educação de Rondônia – CREs do Estado.

Até o fim de junho palestras com o tema “Impactos psicossociais da pandemia à saúde mental dos educadores de Rondônia – aprendendo um novo jeito de caminhar”, tem como objetivo fortalecer o suporte e a execução das ações dos Projetos de Ginástica Laboral e de Gerenciamento do Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho.

O tema em 2022 faz referência ao momento de recomeço em decorrência do contexto pandêmico, que teve inicio em 2020 quando os servidores precisaram estar em isolamento e adotar o distanciamento social como medidas de segurança sanitária e controle da covid-19.

O trabalho é desenvolvido pela equipe do Núcleo de Saúde Ocupacional, da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional – GPASO. A ação conta com motivação para realização de atividade física aplicada por uma educadora física e palestra vivencial para troca de experiências sobre as emoções experimentadas desde o inicio da pandemia.

Com uma agenda local nas CREs, os servidores são convidados a reunir de forma presencial em um espaço físico e, especialmente, organizado para vivenciarem momentos de cuidado em saúde física, mental e emocional. Cada encontro tem duração de 6 horas, com início às 7h30 e encerramento às 13h30.

De acordo com psicóloga Elizete Gonçalves, a experiência de voltar ao trabalho presencial e aos antigos espaços de relacionamento exige a adoção de algumas competências socioemocionais, tais como empatia, abertura ao novo, autocontrole, criatividade e engajamento. “Todo esse movimento na capital e no interior do Estado é essencial para que todos estejamos de bem com a vida no trabalho”, destacou Elizete.

As técnicas da Seduc responsáveis pelos projetos são professora e educadora física Sirlei Faial; assistente social Laura Cristina Anastácio; e as psicólogas Elizete Gonçalves, Clivaldenha Marques, Clícia Henriques de Souza e Carla Adriane de Araújo Almada. E ainda o chefe do Núcleo de Saúde Ocupacional Sirlei Barros.

PROGRAMAÇÃO

Além das atividades em grupo, a equipe do GPASO se reúne com as Equipes de Saúde Ocupacional das coordenadorias para dar suporte e assessoria aos projetos e ações locais nos diversos temas e agendas planejadas pela equipe para o exercício de 2022. Até o momento doze CREs já foram atendidas, sendo elas: Cerejeiras, Vilhena, Rolim de Moura, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Cacoal.

As demais estão agendadas para o mês junho:

07/06 – Machadinho D’Oeste;
08/06 – Ariquemes;
09/06 – Buritis;
22/06 – Extrema;
23/06 – Guajará-Mirim.

Fonte: Governo de Rondônia


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem