Novo sistema de gerenciamento do ciclo do sangue e plataforma exclusiva do doador serão lançados pelo Governo de Rondônia

Trending

Novo sistema de gerenciamento do ciclo do sangue e plataforma exclusiva do doador serão lançados pelo Governo de Rondônia


Sistema irá refletir diretamente na qualidade da assistência do doador e aos pacientes que recebem a doação

Porto Velho, RO - Para gerenciar a gestão do ciclo do sangue de forma automatizada e ofertar ao doador espaço de acompanhamento de suas doações, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, junto à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron, realiza nesta sexta-feira (3) o lançamento do Sistema Integrado de Hemorrede do Estado de Rondônia – Sihro e a plataforma “Salve Vidas”.

Desenvolvido para a Fhemeron, o Sistema Sihro permitirá a melhoria do gerenciamento do ciclo do sangue de forma automatizada, auxiliando desde a captação do doador de sangue até a distribuição dos hemocomponentes, da Fhemeron para as agências transfusionais e hospitais.

A plataforma “Salve Vidas”, canal exclusivo do doador de sangue, trará transparência no processo de acompanhamento de doação de sangue, facilitando na interação do doador com o centro de doação (Fhemeron), permitindo que o usuário gerencie seu cadastro, acompanhe seu histórico, emita atestados e receba alertas de futuras doações. Uma funcionalidade futura da ferramenta é tornar o processo de triagem mais ágil, informando se o usuário atende aos requisitos básicos ou possui impedimentos para ser um doador.

A responsável técnica do hemocentro, Ana Carolina Gonzaga de Melo revelou que os hemocentros localizados em Rondônia, não possuem um sistema de apoio no gerenciamento do ciclo de sangue, que é realizado de forma manual.

Plataforma “Salve Vidas” trará transparência no processo de acompanhamento da doação de sangue

“A Fhemeron possui seis hemocentros, sendo cinco localizados no interior do Estado e a sede em Porto Velho, eles são responsáveis pela coleta, processamento e distribuição do ciclo do sangue, para as unidades de suas regionais. Todos da Fhemeron, aguardam com muita empolgação o lançamento do sistema que irá refletir diretamente na qualidade da assistência do doador e garantir também mais qualidade e agilidade aos pacientes que recebem o sangue”, destacou a técnica.

A gerente de projeto, Karine Santos explicou que o sistema é um grande avanço para a saúde do Estado de Rondônia e é de suma importância para solucionar um problema social, não só em nível Estadual, mas em nacionalmente, contribuindo para elevar a quantidade de doação de sangue.

“A Setic tem trabalhado no projeto desde abril de 2021, alinhados no propósito de atender e superar as necessidades enfrentadas pelo Estado, no gerenciamento e alcance de doadores. Inicialmente o sistema contemplará o município de Porto Velho e em seguida, outras localidades”, ressaltou a gerente.

O diretor técnico da Setic, Maico Moreira enfatizou a relevância da contribuição da tecnologia para solucionar problemas sociais. “O Governo de Rondônia tem desenvolvido novas tecnologias que contribuem com a sociedade. O Sistema Integrado da Hemorrede de Rondônia – SIHRO, junto à Plataforma Salve Vidas; é mais uma dessas soluções inteligentes desenvolvidas pelo Estado por meio das ações da Setic”, enfatizou.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem