Equador diz que não permitirá que protestos atentem contra democracia

Trending

Equador diz que não permitirá que protestos atentem contra democracia


Manifestantes querem redução de preços dos combustíveis

Porto Velho, RO - As Forças Armadas do Equador afirmaram que não permitirão que protestos contra as políticas econômicas do presidente Guillermo Lasso atentem contra a democracia, em meio a confrontos de manifestantes indígenas com as forças de segurança em Quito, capital do país.

Milhares de indígenas participaram de uma passeata pela capital na última segunda-feira (20) para exigir respostas de Lasso a dez pedidos, que incluem baixar o preço dos combustíveis, ampliar prazos para pagar dívidas financeiras, limitar a expansão do petróleo e aumentar o orçamento para saúde e educação intercultural.

O governo respondeu às demandas em contato com as lideranças indígenas e está à espera de novidades. Também aceitou propostas de mediação de organizações da sociedade civil, disse.

Conflito

As forças de segurança e os manifestantes entraram em conflito na capital na tarde de ontem. Alguns participantes das passeatas atiraram paus e foram repelidos com gás lacrimogêneo e munição não letal, segundo uma testemunha da agência de notícias Reuters.

“As Forças Armadas não permitirão que se tente romper a ordem constitucional ou qualquer ação contra a democracia e as leis da república”, afirmou o ministro da Defesa, Luis Lara, em um comunicado à imprensa, ao lado dos chefes militares.

“Convocamos os equatorianos à unidade nacional”, acrescentou, mencionando que, por trás da violência dos protestos, estão “as mãos do narcotráfico e do crime organizado”.

Fonte: Agência Brasil


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem