Campanha contra a violência aos idosos leva orientações ao Porto Velho Shopping

Trending

Campanha contra a violência aos idosos leva orientações ao Porto Velho Shopping


Objetivo é promover os direitos da pessoa idosa

Porto Velho, RO - Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e como parte da campanha “Respeitar as Pessoas Idosas é tratar o Próprio Futuro com Respeito, a Prefeitura realizou, na última quarta-feira (15), orientação e farta distribuição de panfletos explicativos no Porto Velho Shopping.

O trabalho aconteceu como resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Conselho Municipal do Idoso (CMI) e o próprio Porto Velho Shopping, que pelo terceiro ano cedeu o espaço para que as ações fossem realizadas a partir de um stand montado no primeiro piso do empreendimento.

“A gente está apresentando nosso material de campanha, que são os panfletos e cartazes, para que a população que vem ao shopping tenha acesso a esse material. Ele trata sobre os cuidados e como a gente tem que agir em relação à violência contra a pessoa idosa”, explicou a vice-presidente do CMI, Vanusa Soares.

As atividades iniciaram às 10h e foram encerradas às 22h, na praça de alimentação, com uma apresentação de carimbó feita por um grupo de mulheres da terceira idade.


Vanusa Soares, vice-presidente do CMI

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Na conversa com as pessoas, também foi tratado sobre a questão do atendimento humanizado aos idosos em todas as instituições públicas e privadas, bem como no transporte coletivo e em outros ambientes.

A campanha que começou na segunda-feira (13), segue até o final de junho. Os responsáveis pela campanha estarão distribuindo panfletos e conversando com as pessoas nas associações de moradores e outras entidades nos bairros da cidade, explicando a necessidade de todos respeitarem os direitos da pessoa idosa.

DADOS

Com relação ao ranking da violência contra os idosos, Vanusa informa que o abandono familiar e o abuso financeiro estão no topo da lista, que segundo ela, é uma triste realidade em todo o Brasil e até mesmo no mundo.

“Atualmente, 90% das denúncias que a gente recebe se referem ao abuso financeiro, 80% é de abandono e o abuso psicológico fica em torno de 50%. Além disso, tem o abuso físico (agressões), que é mais silencioso porque a maioria fica só entre quatro paredes”, lamentou.


Ação faz parte da campanha de respeito à pessoa idosa

APOIO

Secretária do lar e moradora da zona Leste da cidade, Denilma Bezerra foi uma entre tantas pessoas que receberam orientações no stand da campanha montado no Porto Velho Shopping e aprovou a iniciativa.

“Acho que essa campanha é muito importante. Eu cuido de uma idosa e a amo muito, minha mãe também é idosa. Os idosos precisam ser tratados com mais respeito, carinho e amor”, comentou.

CANAIS PARA DENÚNCIAS

Polícia Militar - 190
Departamento de Flagrante da Polícia Civil (antiga Central de Polícia)
9ª Promotoria de Justiça e Cidadania
Disk 100
Conselhos Municipal e Estadual do Idoso
Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência, Idosos e suas Famílias (SAPDIF)
Defensoria Pública.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem