Ucrânia afirma que todos os civis saíram da usina siderúrgica Azovstal, em Mariupol

Trending

Ucrânia afirma que todos os civis saíram da usina siderúrgica Azovstal, em Mariupol

Um comboio de ônibus transportando civis de Mariupol, incluindo evacuados da siderúrgica Azovstal, é visto em uma estrada a caminho de Zaporizhzhia, durante o conflito Ucrânia-Rússia na região de Donetsk, Ucrânia, 2 de maio de 2022 (Foto: REUTERS/Alexander Ermochenko)

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, declarou neste sábado (7) que mais de 300 pessoas foram evacuadas de Azovstal, acrescentando que, "de fato", todos os civis deixaram a usina. Indicou que neste momento a próxima etapa da evacuação está sendo preparada para permitir que médicos e feridos deixem as instalações.

Por sua vez, Irina Vereschuk, vice-primeira-ministra da Ucrânia, informou também no sábado que "todas as mulheres, crianças e idosos foram evacuados" da usina metalúrgica Azovstal.

Conclui-se assim, segundo o governo ucraniano, a operação humanitária na cidade de Mariupol.

O Ministério da Defesa russo confirmou que a operação humanitária para evacuar civis de Azovstal foi concluída neste sábado graças a "medidas sem precedentes" tomadas por Moscou com a participação da ONU e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), informa o site RT.

Os militares russos observaram que desde 5 de maio, 51 pessoas, incluindo 11 crianças, foram resgatadas da usina, e todas receberam segurança e assistência. Eles acrescentaram que os civis evacuados de Azovstal, acompanhados pela ONU e pelo CICV, "partiram para locais de acomodação temporários selecionados".

Por sua vez, o Comando de Defesa Territorial da República Popular de Donetsk anunciou anteriormente que um grupo de 50 pessoas foi evacuado em 7 de maio de Azovstal, onde militantes do batalhão nacionalista Azov permanecem cercados. "Isso eleva o número total de civis evacuados do território da siderúrgica para 176", acrescentou.

Por sua vez, o comandante do batalhão Vostok do Ministério do Interior de Donetsk, Aleksándr Jodakovski, denunciou em seu canal Telegram que os militares ucranianos aproveitaram o cessar-fogo declarado para minar o acesso à usina.

“O inimigo silenciosamente mina buracos de artilharia no muro de concreto da fábrica e instala minas terrestres”, disse.

Fonte: Brasil247

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem