Força Aérea dos EUA testa com sucesso míssil hipersônico problemático

Trending

Força Aérea dos EUA testa com sucesso míssil hipersônico problemático

Programa havia sofrido atrasos por causa de "anomalias recentes nos testes de voo" - Reprodução/DVIDS.

Vilhena, RO - A Força Aérea dos Estados Unidos realizou um teste bem-sucedido de seu problemático míssil hipersônico no fim de semana, um mês depois de anunciar que o programa havia sofrido atrasos por causa de “anomalias recentes nos testes de voo”.

A arma de resposta rápida lançada pelo ar foi liberada com sucesso em um bombardeiro B-52H na costa do Sul da Califórnia no sábado (14) e atingiu velocidades hipersônicas, anunciou a Força Aérea na segunda-feira (16), sem divulgar mais detalhes sobre o teste em si, como a duração do voo ou sua altitude.

“Esta foi uma grande conquista da equipe ARRW, para a empresa de armas e nossa Força Aérea”, disse o Brig. Gen. Heath Collins, oficial executivo do programa de armas da Força Aérea.

O ARRW é uma arma hipersônica que usa um foguete de reforço para acelerar o míssil a velocidades superiores a Mach 5, ou cinco vezes a velocidade do som. Um veículo de deslizamento hipersônico então se separa do booster e desliza em alta velocidade em direção ao seu alvo.

A Força Aérea enfrentou problemas com os testes do AGM-183ARRW no passado, e o programa sofreu três falhas nos testes de voo antes deste último sucesso. No mês passado, a Força Aérea disse que as anomalias dos testes de voo atrasaram o cronograma para a conclusão da arma. O primeiro teste completo do míssil e do foguete de reforço foi adiado para algum momento do próximo ano fiscal, que começa em outubro nos EUA.

Um dia antes deste teste, o secretário da Força Aérea, Frank Kendall, reconheceu os problemas que o programa ARRW encontrou.

“O programa não teve sucesso em pesquisa e desenvolvimento até agora”, disse Kendall ao Subcomitê de Apropriações da Câmara de Defesa. “Queremos ver a prova do sucesso antes de tomar a decisão sobre o compromisso com a produção, então vamos esperar para ver”.

O Pentágono colocou uma ênfase maior no desenvolvimento de armas hipersônicas depois que os legisladores ficaram preocupados com o fato de os EUA estarem ficando para trás dos programas chinês e russo.

No ano passado, a China testou com sucesso uma arma hipersônica que orbitava o globo antes de atingir seu alvo. Mais recentemente, a Rússia se tornou a primeira nação a usar armas hipersônicas na guerra quando lançou seus mísseis Iskander e Kinzhal na Ucrânia.

O Pentágono disse que a Rússia usou entre 10 e 12 armas hipersônicas desde o início de sua invasão da Ucrânia.

Em meados de março, os EUA testaram com sucesso seu Conceito de Arma Hipersônica de Respiração Aérea (HAWC), mas o mantiveram em silêncio para evitar tensões crescentes com a Rússia quando o presidente Joe Biden estava prestes a visitar a Europa.

O HAWC foi lançado de um bombardeiro B-52 na costa Oeste no primeiro teste bem sucedido do sistema Lockheed Martin. Um motor de reforço acelerou o míssil a alta velocidade, ponto em que o motor scramjet de respiração aérea acendeu e impulsionou o míssil a velocidades hipersônicas de Mach 5 e acima.

O teste ocorreu dias depois que a Rússia disse que usou seu próprio míssil hipersônico durante a invasão da Ucrânia, alegando que tinha como alvo um depósito de munição no Oeste do país.

Mesmo com o aumento do foco em armas hipersônicas, o secretário da Força Aérea pediu cautela sobre sua importância.

“O que queremos ver é qual é a combinação de armas mais econômica”, disse Kendall aos legisladores. “Certamente há um papel para os hipersônicos nisso, e precisamos investir nisso e adquiri-los em algumas quantidades, mas ainda há uma questão em aberto em minha mente sobre qual é a combinação mais econômica”.

Por Oren Liebermann

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem