Em dois anos, "Mamãe Cheguei" contemplou com kit enxoval, mais de cinco mil mães em Rondônia

Trending

Em dois anos, "Mamãe Cheguei" contemplou com kit enxoval, mais de cinco mil mães em Rondônia

Desde 2020 já atendeu mais de 5 mil gestantes em todo o estado de Rondônia

Gicelia Costa tem mais um motivo para comemorar o Dia das Mães, depois da chegada de Igor César. O bebê de 18 dias veio para completar o trio de meninos da família. A mãe do recém-nascido residente em Porto Velho, é uma das contempladas pelo Programa “Mamãe Cheguei”, com kit enxoval, entregue pela Secretaria de Assistência Social – Seas, do Governo de Rondônia.

Durante o pré-natal Gicelia Costa, que teve gravidez de risco, foi informada sobre a possibilidade de receber o kit enxoval para o seu bebê. Segundo ela, a inscrição foi feita no Centro de Referência a Assistência Social – Cras, quando estava com 22 semanas. Perto de completar os nove meses, foi chamada para buscar o kit enxoval para o filho.

Gicelia Costa com Igor César, que veio para completar o trio de meninos da família

“O kit é muito bom, ele veio completo, com tudo o que eu estava precisando. Tem até a banheira e bolsa. Fui muito abençoada, ainda mais nessa crise. Gostei da ideia, porque muitas mães ficam ansiosas esperando o enxoval”, disse Gicelia Costa.

O kit contém 19 itens: banheira, travesseiro, jogo de lençol, fraldas, kit pagão, macacões, camisetas, calças, meias, cueiros e toalha. A coleção prevê ainda, roupas para até um aninho, para que sejam utilizadas por mais tempo.

Outra mãe contemplada pelo “Mamãe Cheguei”, é Juliana Borges, mãe da Ester de dois meses. “Muito boa essa iniciativa em atender as mães com esses kits, pois muitas não têm condições de comprar nem o básico. É completo, maravilhoso; eu não tinha nada para minha filha quando fui buscar o kit enxoval. Gastei muito com exames e ultrassonografia, por se tratar de uma gravidez de alto risco, devido à diabete gestacional”, comentou.

kit contém 19 itens e prevê roupas para até um aninho

A coordenadora de Assistência Social da Seas, Fabiane Passarini, que também é mãe, explicou que o “Mamãe Cheguei” é um programa, o qual garante, na questão do apoio à maternidade previsto na constituição. “O Governo de Rondônia criou o programa “Mamãe Cheguei” em 2019 e começamos a efetivá-lo em 2020. Desde então, já atendemos mais de cinco mil gestantes em todo o Estado. O programa é feito em parceria com os municípios, pois as gestantes são acompanhadas pelas unidades básicas de saúde”, explica.

Fabiane, trabalha com Assistência Social há 19 anos; e comenta que sempre gostou dessa área de atenção à maternidade e à primeira infância e relata que estar à frente do “Mamãe Chieguei”, é uma realização e fala das experiências que a emocionaram.

“Recentemente atendemos a uma mãe que nos marcou bastante com a entrega do kit. Ela estava emocionada porque ainda não tinha nada e já estava quase nos dias de ganhar o bebê, por uma questão econômica e por ser uma gravidez de risco. O sentimento de gratidão era tão forte que contagiou a todos da equipe; isso deu mais vontade de continuar nosso trabalho – oferecendo esse benefício à população de Estado”, destacou a coordenadora.

Mãe do município de Corumbiara recebendo o kit “mamãe cheguei”

A secretária da Seas, Luana Rocha, disse que por meio dos kits, as mães que estão em situação de vulnerabilidade social, podem receber seus bebês com mais dignidade e tranquilidade. “É muito gratificante poder proporcionar os enxovais às mães que precisam desse apoio em um momento tão importante e delicado de suas vidas. Relevante destacar, que o “Mamãe Cheguei” está em todos os 52 municípios, levando o benefício para as mães e seus bebês! Como mãe, sei o quanto esse momento é especial e fico emocionada com cada entrega”, destacou.

O Estado de Rondônia possui 52 Cras espalhados pelos municípios. Os centros estão habilitados para receber as mães e informar a documentação necessária para acessar ao programa e serem acompanhadas pelo município.

Fonte: Oobservador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem