Cerca de 100 produtores rurais se beneficiam de evento do Governo com informações sobre plantio de tomate em Vilhena

Trending

Cerca de 100 produtores rurais se beneficiam de evento do Governo com informações sobre plantio de tomate em Vilhena

Orientações sobre boas práticas na agricultura familiar foram repassadas no evento com presença de diversas entidades

O Governo do Estado e a Prefeitura de Vilhena realizaram recentemente o Dia Especial Sobre a Olericultura, que reuniu cerca de 100 produtores rurais na Cooperativa dos Fruticultores de Vilhena (Cooperfrutos). Com palestras e almoço, o evento serviu como importante fonte de informações sobre as melhores práticas para o cultivo de tomate, além de prestar serviços de atendimento em entidades parceiras que estiveram no evento.

A realização do evento é fruto da parceria da Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura), Emater (Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural), Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), além das Prefeituras de Vilhena e Cerejeiras, com participação da cooperativa de crédito Sicoob Credisul, do Banco da Amazônica e LS Máquinas Agrícolas.

No evento estiveram os vereadores Wilson Tabalipa, Sargento Damassa e Professora Vivian, bem como do secretário municipal de Agricultura, Geovane da Veiga, o gerente regional do Sebrae, Chariff Mohamed, o gerente regional da Emater, Cleverson de Oliveira, bem como servidores das entidades participantes.

De acordo com o gerente regional da Emater, Cleverson de Oliveira, o evento tomou grandes proporções devido ao trabalho conjunto da Prefeitura com o Governo. “Nada desse trabalho que está acontecendo na propriedade do Lindomar e Flora seria possível sem essa parceria. Essa logística e suporte de transporte de calcário, das mudas de café até as propriedades feita pela Semagri, e a orientação técnica da Emater sobre como plantar corretamente, adubar, realizar o trato da cultura, entre outras informações. São parcerias que deram certo e estão gerando bons frutos. É esse o nosso trabalho: auxiliar a agricultura familiar”, salientou.

“A gente tem trabalhado nesses eventos com a finalidade de levar conhecimento aos produtores para que possam investir da maneira correta tanto na cultura do café, como também no plantio de tomate, pimentão e pepino. A propriedade na qual foi realizado esse evento é modelo para outros produtores. Essa parceria entre Prefeitura de Vilhena e Governo de Estado ajuda o produtor. Nós, da Semagri, oferecemos as máquinas com transporte, recuperação de estradas e Porteira Adentro, enquanto a Emater e Seagri prestam grande serviço com assistência técnica”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Geovane da Veiga.

O produtor Lindomar Dias, anfitrião do evento em sua propriedade, disse que o evento foi importante para os produtores presentes. “Eu, por exemplo, preciso de calcário. A Prefeitura me atende. Quando preciso de uma orientação técnica na minha cultura, a Emater vem e auxilia. Então só tenho a agradecer o pessoal da Semagri, Emater e Seagri que sempre me atendem quando preciso. Peço que os outros produtores busquem esses órgãos para auxiliar nas suas culturas”, finalizou Lindomar.

No evento a Prefeitura de Vilhena teve participação ativa com oferecimento de orientações sobre microcrédito do Banco do Povo por servidores da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, bem como palestra oferecida pela Secretaria Municipal de Fazenda direcionada aos moradores que tenham chácaras produtivas na zona urbana.

Fonte: Semcom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem