Vários ataques russos a Kharkiv deixam ao menos 5 mortos

Trending

Vários ataques russos a Kharkiv deixam ao menos 5 mortos

Socorrista caminha pelos escombros após ataques a Kharkiv no sábadoSERGEY BOBOK/AFP

Uma série de ataques a Kharkiv - a segunda maior cidade da Ucrânia - deixou cinco mortos e 13 feridos, informaram os serviços de resgate à AFP neste domingo (17). Jornalistas da AFP ouviram tiros e viram cinco incêndios em bairros residenciais no centro de Kharkiv. Maksim Khaustov, que chefia os serviços de resgate da região, confirmou o número de mortos e feridos.

Caminhões de bombeiros cruzaram a cidade em todas as direções para chegar ao focos de incêndios provocados pelos bombardeios russos. Logo depois dos ataques, houve um momento de pânico nas ruas da cidade e rapidamente carros e pedestres fugiram dali. Um morador contou à AFP que ouviu cerca de seis a oito mísseis caindo.

No sábado (16), diversos ataques já haviam provocado incêndios em vários edifícios do centro de Kharkiv. Uma cozinha comunitária, que preparava e servia refeições para os cidadãos, também foi destruída com os ataques.

Sob ataque

Antes da nova ofensiva deste domingo (17), o governador de Kharkiv, Oleg Sinegoubov, disse que haviam sido registrados três mortos e 21 feridos - dentre eles, quatro crianças - nos bombardeios de sábado (16).

Na sexta-feira (15), 10 pessoas morreram e 35 ficaram feridas em outro bombardeio russo sobre uma zona residencial de Kharkiv. Também morreram sete civis e 27 se feriram quando o exército de Putin disparou em um ônibus usado para retirar as pessoas da região.

Kharkiv, a segunda maior cidade do país, com 1,5 milhões de habitantes antes da guerra, foi alvo de confrontos violentos por vários dias no início da ofensiva e permanece sob o controle das forças ucranianas.

O exército de Putin vem intensificando a ofensiva contra a Ucrânia após o naufrágio de seu maior navio de guerra, o Moskva, nesta semana. Neste domingo (17), a Rússia exigiu que os últimos soldados que ainda defendem Mariupol se rendam. A cidade, muito estratégica, está praticamente tomada pelos russos.


Fonte: R7, com informações da AFP

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem