Uso irregular da rede de esgoto por moradores em Vilhena motiva campanha de conscientização do Saae

Trending

Uso irregular da rede de esgoto por moradores em Vilhena motiva campanha de conscientização do Saae

REDE DE ESGOTO EM VILHENA não deve ser utilizada até que a obra esteja completa: uso irregular pode gerar multas

Ainda na fase de instalação, sem funcionamento, a rede de esgoto de Vilhena não pode ser utilizada para despejo de resíduos. O uso indevido da rede antes do tempo em alguns pontos motivou campanha de conscientização do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) de Vilhena, que iniciou uma força-tarefa para alertar os proprietários de imóveis dos bairros já contemplados com a implantação do sistema de Esgotamento Sanitário para não utilizarem a Caixa de Inspeção (CI), sob pena de ser notificado e multado.

A ação é realizada pela equipe do Projeto Técnico Socioambiental (PTS) da autarquia, que começou com os trabalhos nos bairros Parque Cidade Jardim I e II, e atualmente segue pelo bairro Moysés de Freitas.

Ao todo, cerca de 812 residências foram alcançadas com a entrega de comunicados e distribuição de folders sobre a obra. Nas próximas semanas, os servidores devem finalizar a ação na região e seguir para os bairros Setor 29, Cristo Rei, Setor 17, Jardim Green Ville, Setor 35 (Parcial), Jardim das Oliveiras (Parcial), São Jerônimo, Setor 97, Setor 07 e 07 A, Setor 79, Jardim América (Parcial), Jardim Vilhena.

“É importante ressaltar que o sistema de esgotamento sanitário está sendo implantado, portanto, ele não está funcionando ainda. Por isso, orientamos os moradores para não utilizarem essas estruturas, pois o responsável estará sujeito a multa. Quando for o momento de fazer a ligação, nossa equipe realizará o comunicado de autorização a população”, explica o diretor geral da Autarquia, Rogério Vieira.

Aqueles que já despejaram resíduos na rede devem regularizar a situação, interrompendo o lançamentos dos efluentes e perfurando uma fossa séptica ou sumidouro nos termos da lei de obras do município (Lei 125/86 – Código de Obras), dentro dos limites do terreno, sendo vedada a construção em espaço público, como as calçadas.

Com 35 quilômetros de redes coletoras e 102 quilômetros de ramais condominiais e ramais de ligação, a obra de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário soma mais de 135 quilômetros de instalações já feitas. Além disso, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já conta com uma lagoa facultativa, um leito de secagem e um desarenador já escavados. Atualmente, as frentes da obra se encontram no bairro Santo Antônio e, posteriormente, seguirão para os bairros São José e Centro. A expectativa é que as obras durem ainda mais de um ano.

Somada ao projeto de Ampliação e Readequação do Sistema de Abastecimento de Água, este conjunto de obras estão avaliados em quase R$ 100 milhões com recursos do Governo Federal, e contrapartida da Prefeitura de Vilhena no valor de R$ 4,2 milhões.

Mais informações podem ser conseguidas com a equipe do PTS pelo número 98432-4564, que também é WhatsApp.





Fonte: Semcom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem