Polícia Federal realiza Operação contra comercialização ilegal de diamantes de terras indígenas.

Trending

Polícia Federal realiza Operação contra comercialização ilegal de diamantes de terras indígenas.

 


Operação cumpre 07 Mandados de Busca e Apreensão em Guajará-Mirim e Ariquemes

PORTO VELHO/RO - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (28/04/2022), a “OPERAÇÃO ADAMAS”. Foram cumpridos 07 (sete) mandados de busca e apreensão, nas cidades de Guajará-Mirim/RO e Ariquemes/RO.

A investigação que deu origem à operação teve início em 2021, quando foi descoberta a comercialização de diamantes em um hotel na cidade de Guajará-Mirim. O Inquérito Policial apontou que os diamantes e outras pedras preciosas eram extraídos ilegalmente de Terra Indígena, e, levados por indígenas e pelos investigados para Guajará-Mirim para serem comercializados. Em seguida, os diamantes eram transportados para a Bolívia e seguiam para a Europa.

A Organização Criminosa contava com a participação de servidor público estadual, advogado e alguns empresários. Após a comercialização das pedras preciosas, a Organização realizava diversas ações com o intuito de lavar o dinheiro de origem criminosa e ocultar o patrimônio obtido com o lucro da venda ilegal.

Os investigados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro, usurpação de bens da União e integrar organização criminosa, cujas penas somadas chegam a 23 anos.

A operação contou com a participação de mais de 30 Policiais Federais e o nome da operação significa diamante, do grego adámas, que significa invencível, imbatível, indomável, e foi dado em referência à grande dureza do mineral.

Superintendência Regional em Rondônia – Polícia Federal


Fonte: Divisão de Comunicação Social

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem