Pedro Castillo enviará ao Congresso projeto de lei para realizar consulta popular sobre nova Constituição

Trending

Pedro Castillo enviará ao Congresso projeto de lei para realizar consulta popular sobre nova Constituição

A iniciativa precisa de maioria no Congresso para ser submetida a consulta popular. Pedro Castillo/Reuters (Foto: Reuters)

Porto Velho, RO - ARN - O presidente do Peru, Pedro Castillo, apresentará ao Congresso um projeto de lei para realizar, durante as eleições regionais e municipais, uma consulta popular na qual a população decidirá se quer uma nova Constituição.

O anúncio foi feito pelo presidente peruano durante reunião do Conselho de Ministros realizada nesta sexta-feira (22) na cidade de Cuzco. Caso o Congresso aprove este projeto de lei, a votação será realizada no dia 2 de outubro nas eleições regionais e municipais.

“Vamos enviar um projeto de lei ao Congresso da República, seguindo o curso constitucional, para que nas próximas eleições municipais e regionais o povo também seja consultado se concorda com uma nova Constituição", enfatizou o presidente.

Da mesma forma, reconheceu que é o Congresso que "tem em suas mãos o poder" de efetivar a consulta popular e, por isso, ressaltou que trabalhará o texto do projeto "imediatamente". Para que o projeto prospere é preciso maioria absoluta, então o presidente terá que convencer os adversários apesar de passar por um momento de grandes divergências entre os blocos parlamentares.

A possibilidade de uma consulta popular para uma nova Constituição não é novidade para Castillo, pois já em sua primeira mensagem como presidente ele havia anunciado que pretendia apresentar um projeto de reforma constitucional e, assim, convocar uma assembleia constituinte.

Fonte: Brasil247

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem