Ipem alerta consumidores sobre cuidados ao comprar produtos têxteis

Trending

Ipem alerta consumidores sobre cuidados ao comprar produtos têxteis

As informações contidas na etiqueta do produto são fundamentais

Porto Velho, RO - Ações efetivas para a proteção do consumidor com o intuito de evitar a compra de itens que não estejam de acordo com a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) têm sido realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) visando possibilitar maior segurança, a exemplo de produtos têxteis.

As informações contidas na etiqueta do produto são fundamentais e precisam seguir critérios específicos, como: conter os detalhes em português sobre o fabricante ou importador, incluindo CNPJ e o país de origem. Além disso, também é necessário identificar a composição têxtil, o tamanho e os símbolos de cuidados com a conservação. “É essencial conferir todos esses itens para evitar prejuízos ao consumidor”, frisou o metrologista do Ipem, Igor Argento.

Em relação à composição têxtil do item, é importante ressaltar que todos os tipos de filamentos utilizados na produção da peça devem estar mencionados, incluindo a indicação percentual de cada um deles (70% algodão e 30% poliéster, por exemplo). Entretanto, é proibido o uso dos nomes das marcas comerciais ou em inglês.

“Após a compra, o consumidor deve ficar atento às instruções de conservação, pois seguindo as orientações para lavar, secar e passar a peça, pode-se evitar danos aos tecidos, aumentando a durabilidade do produto. Cada símbolo indica um cuidado de conservação na limpeza da peça”, destacou o presidente do Ipem, Theodoro Rahal.

O consumidor que encontrar divergências ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos têxteis à venda, em estabelecimentos comerciais, pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail: ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.

Fonte: Oobservador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem