Delegacia da Mulher Online registra 82 boletins de violência doméstica por dia

Trending

Delegacia da Mulher Online registra 82 boletins de violência doméstica por dia

DDM online foi criada após a pandemia, ante a vulnerabilidade do isolamento PIXABAY/REPRODUÇÃO

A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) online registrou 60 mil boletins de ocorrência de violência doméstica em dois anos, segundo a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo).

O número representa 82 registros diários no período informado pela pasta, desde abril de 2020.

Dos 60 mil registros, 20.232 (33,72%) foram de ameaça, 12.270 (20,45%) de crimes contra a honra e 11.670 (19,45%) de crimes de lesão corporal dolosa — um boletim pode conter mais de uma natureza criminal, ressalta a SSP.

A DDM online foi criada no início da pandemia no Brasil, no fim de março, para atender às demandas de mulheres em situação de vulnerabilidade, agravada devido ao isolamento social após a chegada da Covid-19, com a possibilidade de potenciais agressores estarem em casa.

“Mais do que um atendimento rápido, a ferramenta garante às vítimas meios de denunciar, enviar provas e pedir medidas protetivas contra os agressores de forma online. É como se cada mulher tivesse uma delegacia na palma de sua mão”, afirma Jamila Ferrari, coordenadora das DDMs paulistas.

A DDM online pode ser encontrada dentro da Delegacia Eletrônica, na qual é possível registrar ocorrências a partir de qualquer dispositivo — móvel ou fixo — sem sair de casa.

Pela plataforma, as vítimas podem inclusive pedir medidas protetivas contra seus agressores.

Ainda de acordo com os dados da SSP-SP, cerca de 10 mil boletins se tornaram medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça nesse período.

Fonte: R7

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem