Deputado Coronel Chrisóstomo, relator do projeto aprovado pela CMA que agiliza concessão de florestas públicas

Trending

Deputado Coronel Chrisóstomo, relator do projeto aprovado pela CMA que agiliza concessão de florestas públicas

 O texto aprovado tem condições de impulsionar a exploração florestal sustentável, a proposta altera vários pontos da Lei de Gestão de Florestas Públicas.


Porto Velho, RO - A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou projeto que dá mais celeridade ao processo de licitação para concessão de florestas públicas e aumenta a flexibilidade dos contratos para assegurar o reequilíbrio econômico-financeiro.

O Projeto de Lei 5518/20, de autoria de Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e de parlamentares de diversos partidos, foi aprovado na forma de um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), que altera diversos pontos da Lei de Gestão de Florestas Públicas, de 2006.

Chrisóstomo afirmou que o substitutivo incorpora sugestões da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do governo e de parlamentares. Para o relator, o texto aprovado tem condições de impulsionar a exploração florestal sustentável por meio de concessões, o que não aconteceu desde a entrada em vigor da Lei de Gestão de Florestas Públicas. Estão aptos para a exploração florestal sustentável cerca de 20 milhões de hectares de florestas públicas. Entretanto, desde a aprovação da lei [2006], foram objeto de contratos de concessão florestal apenas 1 milhão de hectares”, disse Chrisóstomo.



Florestas correspondem a 33% do território nacional Conservação e restauração O texto aprovado possibilita a concessão de florestas para pessoas jurídicas, incluindo consórcios, para conservação e restauração, além da exploração sustentável de produtos e serviços, como já ocorre hoje.

O Plano Plurianual de Outorga Florestal (PPAOF), já previsto na legislação e que relaciona as florestas públicas a serem submetidas à concessão, terá prazo de vigência de quatro anos.

O concessionário da floresta poderá ter acesso ao patrimônio genético da floresta para fins de pesquisa e desenvolvimento, bioprospecção ou constituição de coleções, possibilidade hoje vedada. Também poderá explorar a fauna e comercializar créditos de carbono da área concedida. Essas medidas abrem nova possibilidade de receita para o concessionário.

O texto contém também regras para agilizar o licenciamento ambiental das áreas a serem exploradas. Licitação Em relação à licitação das concessões, a proposta permite a inversão da ordem das fases de habilitação e julgamento, para que a análise dos documentos de habilitação seja feita após a fase de classificação.

O aval exigido dos licitantes será de dois tipos: seguro de responsabilidade civil contra eventuais danos causados ao meio ambiente ou a terceiros, como consequência da prática de manejo florestal; e garantia de execução contratual destinada à cobertura de inadimplência de obrigações contratuais.

O edital definirá os valores a serem caucionados sob a forma de garantia e seguro. Em caso de extinção da concessão por falência, desistência ou rescisão o poder concedente poderá convocar os demais licitantes, na ordem de classificação, para a assinar o contrato pelo prazo remanescente.

Unificação das áreas O projeto aprovado prevê ainda outras medidas. O texto permite ao concessionário promover a unificação operacional das áreas concessionadas, contínuas ou não, com a possibilidade de um único Plano de Manejo Florestal Sustentável para todas as áreas.

Também estabelece que o prazo dos contratos de concessão florestal será definido de acordo com o ciclo de colheita ou exploração, sendo de no máximo 40 anos. O prazo dos contratos de concessão exclusivos para exploração de serviços florestais será de cinco a 20 anos.

Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Fonte: Assessoria Parlamentar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem