Governo de Rondônia destaca cooperativa agrícola e entrega kits do “Mamãe Cheguei” em Nova Califórnia

Trending

Governo de Rondônia destaca cooperativa agrícola e entrega kits do “Mamãe Cheguei” em Nova Califórnia

 


O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), promoveu no sábado (23), no distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho, uma visita à sede da Cooperativa de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca), e também, fez entrega de kits do programa “Mamãe Cheguei”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).


A Cooperativa Reca é formada por mais de 300 famílias de agricultores e tem como missão, ser uma organização produtiva, com base familiar comunitária, e de referência pela solidariedade, buscando também promover a sustentabilidade e o bem-viver, respeitando a sociobiodiversidade da Amazônia, contribuindo para uma sociedade mais humana e justa.


Na chegada ao local, o governador Marcos Rocha foi recebido pelo coordenador-presidente da Cooperativa Reca, Hamilton Condack de Oliveira, que mostrou toda a estrutura do local, onde são produzidos os produtos, o processamento e o armazenamento, até a parte final, onde é feito o transporte.


O coordenador-presidente da Reca explicou que o local é uma cooperativa de agricultores que trabalham com reflorestamento, desenvolvendo produtos de origem sustentável na Amazônia, levando aos consumidores de todo o país e também, para exportação.


“Os coordenadores se reúnem a cada mês, com líderes representando grupos de cada região, para discutir problemáticas existentes. Por ano, também recebemos cerca de 1.500 visitas, inclusive de autoridades, ambientalistas, com várias teses de pós-graduação, doutorado, até estudantes dos Estados Unidos recebemos aqui”, disse Hamilton Oliveira.


Oliveira se sente agradecido, pois por meio da produção e das visitas, é mostrado o resultado do trabalho dos 32 anos de existência e de luta da cooperativa, existente desde 1989 no estado de Rondônia.


O governador Marcos Rocha, que conheceu toda a estrutura e os produtos da cooperativa, ressaltou que há muito tempo, a Reca tem feito um excelente trabalho no que diz respeito à bioeconomia e a produção sustentável.


O diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, disse que a Cooperativa Reca possui um dos projetos magníficos do Estado, sendo exemplo de cooperativismo para todo o Brasil, comercializando produtos da Floresta Amazônica. Lembrou também durante a visita que recentemente, a própria cooperativa recebeu o selo de agricultura familiar do Governo Federal.


Recentemente, a Cooperativa Reca recebeu investimento de R$ 286.200,00 reais, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Chiquinho da Emater, em que adquiriu equipamento distribuidor de calcário e fertilizantes, para dar auxílio aos produtores rurais da região e fortalecer a instituição.


“MAMÃE CHEGUEI”


No encerramento da agenda pela Ponta do Abunã, no sábado (23), durante a visita à Cooperativa Reca, em Nova Califórnia, o governador Marcos Rocha, e a secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Liana Silva de Almeida Lima, entregaram nove kits do programa “Mamãe Cheguei”.


O “Mamãe Cheguei” tem como objetivo acolher e acompanhar as mães durante o período de gestação, com assistência social e saúde, incentivando ao pré-natal e reduzindo a mortalidade infantil. Para ser contempladas pelo programa, as mães devem estar inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).


Ao ser contemplada com um kit do “Mamãe Cheguei”, Alice Bispo Chagas se sentiu muito feliz. “É uma ação importante do Governo de Rondônia em contemplar várias mães com este kit. Em breve estarei com o bebê no colo e os itens irão me auxiliar bastante, e só tenho a agradecer pela oportunidade”, finaliza Alice Bispo.


Em 2020, foram entregues mais de 1.700 kits em todos os 52 municípios. O Governo de Rondônia investiu desde 2020, mais de R$ 2,3 milhões neste programa. O recurso vem do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), coordenado pela própria Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).




Texto: Richard Neves
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem