Câncer de próstata, que vitimou ator de ‘Friends’, é 2º mais letal entre homens

Trending

Câncer de próstata, que vitimou ator de ‘Friends’, é 2º mais letal entre homens

No quadro Correspondente Médico, Fernando Gomes destacou importância de realizar exames preventivos para detecção de doença, uma das letais entre homens

Na edição desta segunda-feira (25) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes fala sobre o câncer de próstata. A doença vitimou o ator James Michael Tyler, que ficou eternizado no papel de Gunther, da série “Friends”. Ele tinha 59 anos.

Tyler descobriu o câncer de próstata em 2018 e, mesmo com o tratamento, acabou se espalhando para os ossos. Depois de três anos, o ator não resistiu. De acordo com sociedades médicas dos Estados Unidos, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no país.

O médico alerta que a metástase, o espalhamento das células cancerígenas para demais partes do corpo, acaba sendo decisivo na evolução do paciente.

“Pessoas do sexo masculino com mais de 50 anos precisam procurar urologista. Se tiver antecedente familiar referente a câncer de próstata, acelera a ida para os 45 anos”, recomenda Gomes.

“O diagnóstico precoce faz com que o tratamento seja mais eficiente e a chance de cura seja muito maior”, diz Fernando Gomes, acrescentando que não há motivos para preconceito em relação ao exame de toque.

“Basta os homens olharem o exemplo das mulheres, que desde muito cedo fazem os exames preventivos no ginecologista. A mesma coisa tem que acontecer com os homens”, aconselha.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem