Aumento do nível do mar expõe urgência de ações para conter mudanças climáticas

Trending

Aumento do nível do mar expõe urgência de ações para conter mudanças climáticas

Neste episódio do podcast E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta balanço das preocupações com impactos do avanço dos oceanos e riscos do aquecimento global

O nível do mar está aumentando em todo o mundo, segundo dados reunidos no relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), das Nações Unidas. Essa elevação tem piorado as enchentes da maré alta e as tempestades. Em 2100, segundo o relatório, as inundações costeiras que ocorrem uma vez a cada século ocorrerão, pelo menos, uma vez por ano em mais da metade das costas de todo o mundo.

No Brasil, o estudo do IPCC alerta para os efeitos do fenômeno em cidades como Recife, Rio de Janeiro e Santos. Para os especialistas, o Brasil é um dos países mais vulneráveis ao aumento do nível dos oceanos, por possuir uma linha costeira imensa e diversas cidades com alta densidade demográfica. O avanço das águas é apenas um dos efeitos das constantes mudanças climáticas geradas pelo aquecimento global, que também tem resultado em ondas de calor e frio cada vez mais intensas, enchentes, secas e incêndios florestais.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das preocupações com o aumento do nível do mar e os possíveis impactos para cidades na costa do Brasil. Para explicar os efeitos causados pelo avanço das águas no Brasil e as possíveis estratégias para conter o problema, participa deste episódio a pesquisadora Thelma Krug, vice-presidente do IPCC.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem