Léo Moraes e Ivo Cassol largam na frente nas intenções de voto para governdor de Rondônia

Trending

Léo Moraes e Ivo Cassol largam na frente nas intenções de voto para governdor de Rondônia



O Instituto Phoenix divulgou na tarde desta sexta-feira 23.04 uma pesquisa de intenção de votos para pretensos pré-candidatos ao Governo de Rondônia nas eleições gerais estaduais de 2022, Câmara Federal, além da avaliação da gestão do Governo Marcos Rocha e da administração Hildon Chaves. 

Para o Governo, Léo Moraes aparece na frente das intenções de voto na pesquisa estimul,ada com 23%, bem à frente do ex-governador Ivo Cassol que está com 16,3%. O ex-deputado estadual Maurão de Carvalho aparece com 13,2% e o deputado federal Coronel Crisõstomo está com 12,3%. 

Nas outras posições aparecem o pré-candidato petista Ramon Cujuí com 9,5% e o atual governador Marcos Rocha com 8,3% de IVD – Índice de Votos Definidos (Sem o voto dos indecisos). Na lista dos candidatos aparecem ainda Edgar do Boi (4,3%), os deputados federais Marcos Rogério e Mariana Carvalho, empatados com 3,6%, além do ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (2,5%). 

MARCOS ROCHA

O percentual obtido pelo governdor Marcos Rocha, que terá de trabalhar muito para reverter esse quadro negativo, foi investigado pela pesquisa. No Item 2, os pesquisadores fizeram a seguinte pergunta aos eleitores: que nota de zero a cinco você daria para a administração do governador Marcos Rocha?. 

A resposta deixou claro a insatisfação do público: 11,65% dos entrevistados deram nota zero (sofrível); 15,81% nota 1 (péssimo); 14,48% nota 2 (Ruim); 29,95% nota 3 (regular), 4,4% deram nota 4 (Bom) e apenas 0,83% deram nota 5 (Ótimo). Não souberam opinar (22,12%) e outras respostas (0,67%). 

Somando as respostas positivas, conforme a tabe,la abaixo, chega-se ao IAP – Índice de Aceitação Popular (índice de popularidade), do governador Marcos Rocha que foi de 15,67%. “É um percentual muito baixo só atingido no interior do Estado pelos piores prefeitos”, diz o diretor do Phoenix, Juvenil Coelho. 

Numa simulação entre Marcos Rocha e o Coronel Crhisóstomo, que são do mesmo partido (O PSL) do presidene Jair Bolsonaro), a briga de coronéis seria vencida pelo deputado federal, que ficou com 38,8% das intenções de voto. Marcos Rocha ficou com 22%. Isso indica que o Coronel do Exército teria mais chance de eleger do que o seu colega de partido. 

HILDON CHAVES

Outro poderoso candidato que precisará trabalhar muito para reverter a opinião pública à respeito de seu trabalho é o prefeito Hildon Chaves. O Item 1 da pesquisa perguntou ao eleitor o seguinte: “Ao seu ver o prefeito Hildon Chaves está administrando bem os recursos da saúde?”. 

O efeito do escândalo das vacinas parece ter dado um efeito negativo na avaliação dos eleitores: 76,2% dos entrevsitados responderam NÃO, ou seja, o prefeitonão vem administrando bem os recursos da saúde; 21,4% disseram que SIM e 2,2% deram outras respostas. 

DEPUTADO FEDERAL

A ´ultima pesquisa realizada foi para a Câmara Federal. Como a pesquisa foi realizada em Porto Velho, todos os nomes da lista são, em sua maioria, de políticos que possuem domicílio eleitoral ou que são do interior do Estado, mas realizaram trabalho político na capital do Estado em outras administrações estaduais e até mesmo mandato eletivo de relevância. 

Os dez primeiros nomes da lsita dos pré-candidatos a deputado federal em Porto Velho saõ: Zequinha Araújo (8,4%), Edvaldo Soares (7,3%), Fernando Máximo (6,6%), Lindomar Garçom (6,3%), Luiz Cláudio (5,6%), Coronel Crisóstomo (5,3%), Cristiane Lopes (4,7%), Cleiton Roque e Caetano Netto empatados com 4,3%, e Léo Fachin com 3,7%. 

Abaixso estão os nomes e os percentuais de todos os candidatos lembrados na pesquisa: 


DADOS DA PESQUISA

Pesquisa realizada entre os dias 20 a 22 de abril de 2021 com 601 entrevistados na cidade de Porto Velho. Possui margem de erro de + ou -3% e margem de confiança de 96%. Foi contratada pelo jornal Correio Continental e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A).










Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem