INAUGURADA NOVA TORRE PARA INTERNET GRÁTIS EM PORTO VELHO

Trending

INAUGURADA NOVA TORRE PARA INTERNET GRÁTIS EM PORTO VELHO

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, inaugurou nesta sexta-feira, 11/05, na Praça Aluísio Ferreira mais um ponto de acesso à internet, totalizando duas torres e nove postos de distribuição e contribuindo com o acesso à informação. A partir de agora cerca e 200 mil pessoas poderão realizar pesquisas e usufruir da rede mundial de computadores. “Com essa inauguração temos uma cobertura de mais de 60% da cidade. Com uma cobertura que vai do Nacional até a BR 364 e do Rio Madeira até a Avenida Mamoré.
   O ‘Prefeitura Livre’, vai disponibilizar a internet em espaços públicos onde só precisa de um notebook ou celular para se conectar. Cinco praças já oferecem este benefício: Aluísio Ferreira, Getúlio Vargas, Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Parque da Cidade e Marechal Rondon. Estamos trabalhando para que até o final do ano toda a cidade possa ter acesso. E nos distritos lancapoecomeçaremos por Extrema que tem cerca de 10 mil habitantes”, afirmo Roberto Sobrinho.  
   Roberto disse ainda que a prefeitura foi premiada recentemente pelo conjunto de serviços oferecidos online. “Este prêmio é fruto de uma modernização que está sendo feita pela nossa administração. Um exemplo é o da saúde. Agora a pessoa que procura o lancatoresistema de saúde pode receber seus resultados online”, disse.
   Estavam presentes o chefe de Gabinete Sérgio Pacífico; os secretários municipais, de Administração Joelcimar Sampaio; de Transportes e Trânsito, Rosa Maria das Chagas; de Assistência Social, Edna Vasconcelos; de Obras,  Miriam Saldaña; de Esporte e lçancainter copiarLazer, Cleidimara Alves e os adjuntos, da Semtran João Marcos Mendes; e da Semad Valdenízia dos Santos. Além do coordenador municipal de políticas públicas para a Juventude, Jonatan Ramos, ‘Figa’ e dos vereadores José Wildes e Mário Sérgio.
Abrangência
   O secretário da Semad, Joelcimar Sampaio, explica que o ponto inaugurado na Praça Aluísio Ferreira bem como em outros oito, espalhados em diversos lugares da cidade laçam dois tipos de sinais. O primeiro abrange um raio de 100 metros que é a ‘Prefeitura Livre’, lancawidinas praças, e o segundo, ‘Porto Velho Online’, de dois quilômetros que precisa de uma antena. “Hoje, praticamente tudo pode ser feito pela internet. E a prefeitura está oferecendo este serviço para Porto Velho. Ontem fizemos vários testes e já está funcionando e hoje estamos colocando à disposição da população”, conta Joelcimar Sampaio.
   O secretário acrescentou que a ampliação será de 100% com a implantação de duas torres, sendo uma na zona Leste (na Semob) e outra na Sul (Escola Joaquim Vicente Rondon). “Já existe um projeto que busca adquirir recursos que permitirão esta ampliação”, disse Joelcimar.
Uso
   Para obter este serviço é necessário ter uma antena que é vendida em diversos locais especializados em eletrônicos.  “Quem lancadastiver o IPTU em dia pode acessar a página da Prefeitura (portovelho.ro.gov.br) no banner Porto Velho Online  e colocar o número do IPTU e a partir daí criar uma senha. A velocidade é de meio mega, o suficiente para realizar pesquisas. E a antena custa em média 150 reais”, disse Joelcimar Sampaio.
Implantação
   Quando assumiu a administração da cidade, em 2005, Roberto Sobrinho modernizou o sistema de informática da prefeitura. Hoje, 30 quilômetros de fibras óticas integram as secretarias municipais. E nesta segunda fase acontece a ampliação da internet online para toda a população.
Por: Rebeca Barca
Fotos: Medeiros

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem