DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Trending

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO


Dia Mundial de Conscientização do Autismo: AMA realiza torneio beneficente no domingo e pit-stop na segunda
A Associação dos Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA-RO) inicia no próximo domingo, em Porto Velho, as atividades de comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, cuja data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 2 de abril. Nas atividades de domingo, haverá um torneio beneficente no campo de futebol da Ulbra e a inscrições custam R$ 100 por equipe, e premiação de troféu e caixa de cerveja para os três primeiros colocados.
Na segunda-feira (02.04), a atividade será na rua com a distribuição de folders materiais educativos sobre o autismo, na avenida Carlos Gomes, esquina com Salgado Filho, e venda de camisetas alusivas à data. Tanto o dinheiro da venda de camisetas quanto do torneio de futebol será revertido em prol da manutenção da escolinha mantida pela AMA, na Vila da Eletronorte e pagamento de treinamento de professores que atuam diariamente no ensino especial de alunos portadores da Síndrome do Autismo Infantil.
De acordo com a direção da escola, hoje a AMA se mantém com doações, além de repasses governamentais, mas admite que a demanda tem crescido muito, obrigando a instituição a buscar mais parcerias e recursos. A escola é diariamente procurada por familiares de portadores de alunos em busca de vaga, mas o espaço reduzido impossibilita o acesso de crianças com síndrome do autismo. Centenas de crianças e jovens portadores da Síndrome, infelizmente estão fora da sala de aula por falta de estrutura.
Professores, pais e alunos estão realizando em 2012 um movimento “Pró-Autismo” para chamar a atenção das autoridades e da sociedade sobre o problema, uma vez que as estatísticas sobre a doença têm a prevalência de 1:150 a 250 da população. Há pais e mães que possuem filhos com a síndrome e não o sabem, apesar de conviverem de perto com o autismo. Com a população da capital cada vez mais crescente, a demanda continua aumentando e a AMA hoje não possui mais estrutura para abrigar novos alunos.
O AUTISMO
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas).
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.
O autismo afeta, em média, uma em cada 110 crianças nascidas nos Estados Unidos, segundo o CDC (sigla em inglês para Centro de Controlo e Prevenção de Doenças), do governo daquele país, com números de 2006, divulgados em dezembro de 2009. No Brasil, porém, ainda não há estatísticas a respeito. Em 2010, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem